quinta-feira, agosto 03, 2006

Kermani



Kermani, 03 de Agosto de dois mil e qualquer coisa


Olá!!


As naves espaciais não param de aterrar nesta cidadezinha africana. Na verdade de africana tem muito pouco. Apenas um afro-descendente wortiniano, um ou outro rabito mais proeminente e algumas frutas e especiarias.
Ontem pintei um dos pequenos nichos da cidade: "Pedimos desculpa pelo incómodo..."
Kermani está, ora em "slow motion", ora em constante ebulição. Visita-se em poucos minutos e não tem grandes atractivos.
O maior defeito de Kermani é o efeito "espremedor" que provoca a quem a visita. No entanto esse facto permite-lhe a auto-suficiência e o crescimento.
Os habitantes têm diversos tipos de personalidades. Essa diversidade é muito maior quando comparada à escala com cidades como Lisboa, Coimbra ou Porto.



Não existem loucos, o que é uma pena. Existem sim tentativas transviadas de loucura, o que, não sendo lamentável, revela uma frustração típica dos indiferentes.
Essa característica marca mesmo a maioria dos kermanicenses. Esperam que o céu lhes seja benevolente, permanecem e não questionam.
Depois existem os turistas com estatuto de cidadania kermani. É o meu caso- ou talvez não.
À noite a cidade fecha as portas e os seus habitantes saem. Alguns deambulam por aí, outros fecham-se em cubículos semi-habitáveis semeados nas cidades circundantes.

Durante o dia os cheiros cruzam-se nas pequenas vias da cidadela.
O clima é bastente atípico para uma localidade africana: varia entre os -22º e os 40º. As temperaturas mais baixas têm pouca variação e acontecem apenas em locais específicos: os mais recônditos e menos fascinantes.
Kermani guarda segredos que, embora não sendo fascinantes, são pelo menos interessantes. Esses estão longe dos olhos do turista preguiçoso e muito menos do turista fugaz. Apenas os habitantes ou membros com estatuto de cidadania podem aceder a esses pequenos e deliciosos recantos.
Sou um privilegiado por poder sujar-me na infra-estrutura que suporta Kermani. Não que seja óptimo. Tem piada... Apenas isso.

Viva África, Viva Kermani.


Adeus

1 comentário:

Roslyn disse...

sim,de facto, és um sortudo.