quarta-feira, outubro 11, 2006

O elogio da circularidade




Quando era criança adorava carroceis. Particularmente aqueles carrinhos que andavam em círculo sobre dois pequenos carris. Por alguns minutos era um exímio condutor, uma criança com o sonho de poder viajar em círculos contínuos, como se a felicidade residisse nesses infímos cinco minutos. Triste ficava quando terminava a voltinha mágica. Tornava a replicar junto dos meus pais por mais uma moeda com direito a nova viagem.
"23 minutes in Brussels" dos Luna é essa pequena/grande viagem circular, mas ainda assim cheia de pequenos apontamentos deliciosos, prontos a serem descobertos em renovadas audições.
Metaforizando desta vez com um exemplo actual, diria que "23 minutes in Brussels" é aquela viagem que me dá sempre prazer fazer. É como percorrer todos os dias os 12 km que separam o Cartaxo de Valada sem me cansar, encontrando em cada viagem um novo pedacinho de terra fértil, uma nova ilha no meio do Tejo ou um touro que pasta pacatamente na imensidão da lezíria ribatejana.

"23 minutes..." tem uma base consistente, um ritmo circular... como a viagem no carrossel, como a viagem a Valada, mas ao longo dos cerca de 7 minutos de duração vai sendo polvilhada com condimentos que coloram o tema.
No início a base rítmica dá o mote. As guitarras entram fortes, mas o refrão é apaziguador e a verdadeira viagem mágica começa com o "solo" (palavra feia) de guitarra. Talvez um dos melhores momentos de guitarra que já ouvi até hoje. Tão válido para a versão original incluída em "Penthouse" de 1995, como para a versão ao vivo de 2001, a qual me habituei a ouvir ultimamente com maior frequência.
Dizia eu que esse momento de guitarra nada tem de virtuoso ou de tecnicamente esplendoroso, mas é de uma simplicidade, de uma pureza e de um recorte de bom gosto tão refinado que não me canso de o ouvir.
A versão ao vivo consegue captar apenas em registo sonoro toda a ambiência do espaço, o desenrolar da viagem, as curvas e contracurvas que me passam ao lado em circunstâncias normais, mas que aqui me seduzem.
O mais engraçado é que a viagem continua na mesma via. Ok.... quando chegar ao destino final vou voltar atrás e recomeçar de novo.
Talvez a lezíria se transfrome em savana...

Sem comentários: