sexta-feira, janeiro 04, 2008

Tempo: Equilíbrio, Ângulos Retorcidos e também umas palavras sobre a melhor série do momento



Dexter é a série que acompanho agora com a regularidade que o tempo me permite.
O significado do tempo é, no universo da linguagem, uma construção da ordem da significação ambígua. Aliás, o tempo tem sido alvo de inefáveis construções literárias e portentosos estudos académicos no âmbito das mais variadas áreas científicas.
Na arte, o tempo aparece como elemento catalisador entre a criação e a observação. Nada se concebe sem a mediação do tempo e nada se observa sem o consentimento deste. E quando a própria obra é uma reflexão sobre o tempo mais poder es
te ganha. É o Meta-Tempo que entra em cena e nos confunde por não sabermos que estamos a lidar com uma outra dimensão do termo concreto.
No cinema, por exemplo, o paradigma do tempo é abordado sob diversos olhares. Lembrei-me de dois: Lynch e Tarkovsky.
Lynch enche-nos a alma com encruzilhadas ímpares de sequências narrativas onde parece imperar a ditadura do não linear. Acima de tudo são experiências visuais em que o tempo sofre taquicardias constantes: ora é sugado para o limiar da loucura numa auto-estrada a 200 km/h, ora abranda em ruelas de sentido obrigatório com limite de velocidade reduzido (vide Estrada Perdida ou Mulholhad Drive). Com Tarkovsky o tempo é tratado de forma clássica, com as respirações e os compassos exactos. Para Tarkovsky o tempo é a personagem principal da narrativa, e aqui podemos incluír a dor e o desespero. Sofremos a agrura (elogio) de atrevessar um túnel de meia-dúzia de metros em aproximadamente cinco minutos de fita. Esculpir o Tempo? Sim, é esse o título de um dos seus livros. Comprovem com Stalker ou o Espelho. Se Lynch o resguarda, Tarkovski expõe-no. Mas isto são apenas dois exemplos.


Agora Dexter, que vive num diferencial que o põe em dois planos: Tempo de Matar e Tempo de Viver. A rotina, o trabalho, a relação, o prazer. E neste círculo voltamos sempre ao início. Como no Mito do Eterno Retorno. Já dizia o poeta: "Atrás dos Tempos vêm Tempos"..........


Sem comentários: