sábado, novembro 04, 2006

Prisioneiro do Passado (sem Eládio Clímaco)


A Prisioner of the Past teria sido uma forte candidata à vitória do Festival Eurovisão da Canção de 1997, caso os Prefab Sprout não se ficassem apenas pelo bom senso da procura da canção pop perfeita (algo que almejam desde o início de carreira) sem pretensiosismos bacocos.
Para mim, os Prefab Sprout são uma daquelas bandas que, não sendo apaixonantes, vão deixando pequenos segredos em forma de canções, simpáticas e comedidas.
A fazer um paralelo com o que já aqui escrevi no rebuçados, diria que estão numa divisão de honra ao lado dos Pet Shop Boys, mas numa estética musical um pouco diferente.
A Prisioner of the Past é uma canção orquestrada a fazer lembrar os Divine Comedy, num exercício pop que mistura violinos e sopros com teclados naíves que por vezes parecem aqueles pequenos casios para crianças.
Essa conjugação de universos aparentemente ambíguos serve de ponte para o cruzamento com o tema principal onde Paddy McAloon canta sobre o (des)amor – afinal o que é isso? – “I'm a ghost to you now, I'm someone you don't really wish to see”. Enfim, é uma daquelas canções que se ouve em qualquer circunstância – num supermercado, numa discoteca, num bar, num jantar romântico – sem qualquer tipo de preconceitos, e isso só pode, obviamente, ser um elogio.

Sem comentários: