domingo, abril 08, 2007

Bluefinger é Real


É mesmo verdade. Frank Black ou Black Francis tem um novo disco. Depois de Fast Man Raider Man e da experiência "on the road" de Christmass, chega-nos Bluefinger. Um disco crú. O primeiro do senhor Pixies totalmente a solo, sem a mãozinha dos seus coadjuvantes.

Um acto corajoso do homem, que, prescindindo dos arranjos que pontuaram toda a sua carreira, decide "lançar" um disco que não é mais que a sua necessidade de evasão depois de uma extensa digressão com os Pixies.
Por aqui não existem solos de guitarras, arranjos melódicos ou pretensiosismos desmedidos. Aqui o melhor mesmo é a música. Crua. Uma guitarra esgalhada, um baixo, a bateria (com um som excepcional) e as vozes (a de Black e a de Violet - sua mulher).
A primeira faixa, "Captain Pasty", é o prenúncio do que vem a seguir: "Treshold Apprension" faz-nos lembrar quem eram os Pixies de Surfer Rosa. "Your Mouth into Mine", "She took all the money" e "Lolita" juntam 1987 a 2007.

Está encontrada a virtude de Bluefinger. Sem o pretensiosismo de registos anteriores, Black faz a melhor resenha de carreira, girando 180º sobre si próprio.


Nunca ouvi uma Telescaster soar tão bem


E este som de bateria...................................................................................

2 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo verdade que ele lança este como Black Francis? Parece um bocado crise de meia idade voltar a pegar no pseudónimo que o acompanhou nos gloriosos tempos dos Pixies. Mas se assim for, só nos resta esperar que o homem tenha muitas mais crises destas! Para mim com apenas duas audições já me parece ao nível dos seus melhores trabalhos. Muito obrigado pelo "heads-up" e um abraço, grande repórter!

Anónimo disse...

É mesmo verdade. Bluefinger é assinado por Black Francis. Também acho que o homem está a passar por uma crise de meia idade muito prolífica. Felizmente, e até ver essa crise só lhe tem feito bem.
Grande abraço.