terça-feira, setembro 27, 2005

Um rebuçado perdido há 12 anos



Os Teenage Fanclub são daquelas bandas que durante a sua (já longa) carreira não conseguiram gravar um mau disco. Verdade seja dita que também nunca chegaram aos píncaros da genialidade - embora tenham andado lá perto com "Bandwagonesque".
Formados em 1989 em Glasgow, os Teenage Fanclub cedo começaram a compôr músicas que tanto iam beber a Neil Young como aos Beatles, Velvet Underground ou Big Star. O elemento mais peculiar e original da banda residia, nesta primeira fase da sua existência, no facto de, à delicadeza das melodias conseguirem aliar a aspereza das guitarras percurssoras do espírito grunge dos Nirvana.
O terceiro disco dos Fanclub, "Thirteen", foi lançado em 1993 e tem muito apropriadamente 13 faixas. Foi o difícil disco gravado depois da excelente recepção crítica do anterior (o supra- citado "Bandwagonesque"). Logo é um daqueles discos que, como muitos outros, sofre o síndroma do desprezo evitável (exemplos concretos: "In Utero" dos Nirvana ou "Bossanova" dos Pixies). A própria banda parece refém desse desprezo a que provavelmente se deve votar um disco que não é de todo uma surpresa ou uma "pedrada no charco", ainda que musicalmente irrepreensível. Exemplo disso mesmo é o não alinhamento de músicas desse disco nos concertos da banda de há uns bons anos para cá.
Falemos então da "matéria - prima". Há cerca de 9 anos atrás, alguns segundos depois de ter introduzido "Thirteen" no leitor de cd`s, lembro-me de ter pensado em relação a "Hang On", a primeira faixa: "isto é uma música de Nirvana". Falso alarme. O som ríspido das guitarras e a sequência de acordes induziu-me em erro. Logo depois a melodia açucarada das vozes (os Teenage Fanclub são daquelas raras bandas que têm 3 escritores de canções que são também 3 excelentes vocalistas) equilibra a composição que cresce até uma intensa espiral de guitarras, violino, pratos e que morre no início de "The Cabbage", a segunda faixa, com guitarras sónicas melodiosas. Ao longo das 13 faixas existem momentos verdadeiramente deliciosos: "Radio" com a bateria de Brendan O´Hare a abrir caminho, "Norman 3" ou a última "Gene Clark", na segunda homenagem deste disco ao músico dos Byrds que tinha medo de andar de avião. A primeira chama-se muito apropriadamente "Fear of Flying".
Conhecem aquela boa sensação de redescoberta de um disco que não ouviam há algum tempo? Fico com um grande sorriso nos lábios quando tal acontece. Recentemente foi o que aconteceu com "Thirteen".
THIRTEEN - Teenage Fanclub, 1993
Raymond McGinley - Guitarra e Voz
Norman Blake - Guitarra e Voz
Gerard Love - Baixo e Voz
Brendan O`Hare - Bateria
com:
Mike Hare - Slide Guitar
Ian MacDonald - Flauta
Joseph MacAlinden - Violino e Saxofone
John Cusker - Violino
Pitta

Sem comentários: