segunda-feira, novembro 05, 2007

Olá Jonny... 11 Anos Depois...



Tinha de escrever umas linhas antes de me deitar. Aqui ficam então...
Ao percorrer as páginas do myspace (agora que a promoção de Première! ganha mais ânimo), deparei com um velho "conhecido" dos idos de 90.
Jonny Polonsky foi apadrinhado por Frank Black na sua estreia com "Hi, my name is Jonny", em 1996. A sonoridade do disco transporta o cheiro melódico de "Teenager of the Year" de Black, editado dois anos antes.
Mas, o que me surpreendeu na página de Polonsky - do qual, devo dizer, não tinha notícias há uns anos (consta que gravou um disco mais limpo e limado com Josh Freese dos APC na bateria e mais recentemente trabalhou com Mayanard James Keenan dos Tool) - foi a versão de In Bloom dos Nirvana, retirada do sinlge "Love Lovely Love" do supracitado "Hi, my name is Jonny".
Polonsky conseguiu a pequena proeza de descontextualizar - talvez mesmo desconstruir - o tema original da sua essência crua e dura, deixando-lhe apenas a textura melódica, e torná-lo num pastiche entre os Beatles, os Beach Boys e a tradição country folk norte-americana dos anos 60. Se quisesse ser radical diria que Polonsky matou o grunge subtilmente, com uma calma gentil e desarmante.
Os Soudgarden lançavam o canto do cisne, "Down on the Upside", os Stone Temple Pilots davam uma reviravolta estética na sonoridade com "Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop" e os Pearl Jam avançavam para a experiência indie com "No Code".
Paradoxalmente a originalidade da versão de Polonsky está no facto de ser isso mesmo: uma versão. Se fosse um tema da sua autoria andaria por aí perdido sem que ninguém lhe ligasse nenhuma. Assim, pelo menos, mereceu estas breves linhas mesmo antes de me ir deitar.
Obrigado Jonny e até qualquer dia.

http://www.myspace.com/jonnypolonsky



Sem comentários: