sexta-feira, maio 05, 2006

Your days of plenty are numbered




E se de repente, os mais desfavorecidos invadissem as mansões luxuosas dos ricalhaços quando estes estivessem de férias? Não para roubar repare-se... mas apenas para lhes dar uma lição, pregar-lhes um sustozito, para lhes mostrar que mesmo com todo o dinheiro que têm, continuam tão vulneráveis como toda a gente, talvez até mais! Numa expressão já sobejamente conhecida, embora muitas vezes mal interpretada: "guerra de classes"!

The Edukators, your days of plenty are over ("Fetten Jahre sind vorbei, Die"), filme alemão de 2004, nomeado para a palma de ouro em Cannes. Possui um bom conjunto de actores, destaque para Daniel Brühl (de "Goodbye Lenin") e para Julia Jentsch (que "alegrará" os olhos masculinhos mais exigentes, na minha humilde opinião). Mas os grandes méritos do filme, são de facto a história e a mensagem que passa. Distanciado-se dos filmes exclusivamente "mais politicos", mas também dos típicos filmes de ficção com mensagem oca (a.k.a. filmes para pessoas com personalidade loura e/ou de propaganda ideológica camuflada), The Edukators faz a fusão entre estes dois géneros. Ou seja, faz um filme com uma mensagem politica forte, mas que dá gosto vêr, pois dá para rir e dá para pensar.

O argumento é simples, os Edukadores invadem as casas dos ricos, quando estes menos esperam, fazem pirâmides com os seus móveis, metem aparelhagens no frigorifico, metem sofás na piscina, metem as joias de familia na sanita... A unica regra é, ninguém rouba nada!! Pois isso faria deles ladrões. O que interessa é o susto. E deixar-lhes uma mensagem escrita com frases como "Os teus dias de fartura estão contados" ou "Tens dinheiro a mais". Em resumo, atormentar a vida aos que tão bem demais na vida, à custa do trabalho duro dos outros. Dar-lhes uma lição. Ou como diria o presidente Bush: terrorismo urbano no seu melhor.

Obviamente que um plano destes, mais cedo ou mais tarde dará para o torto. Porque as pessoas são humanas e os erros acontecem. E rapidamente os idealistas Edukators vêem-se forçados a fazer coisas que não gostariam de ter que fazer...