terça-feira, fevereiro 27, 2007

Os Reis da Conveniência e a Última Tentação de obter uma DANE


Hoje venho aqui apenas desabafar duas trivialidades que me assaltaram o pensamento durante os últimos dias.

O Scorcese fica já despachado. Desta é que foi, hein? Ou não será 7 o número de Deus? Não vi o filme, mas na telenovelesca cerimónia o homem já merecia o galardão, mesmo que Eastwood até possa ter estado melhor (também não vi o filme).


E pronto. Descansa Martin. O bonequinho amarelo já não te foge.






O que realmente me preocupa é a minha demanda por uma Dane. ELECTRO!!!


EU QUERO UMA GUITARRA DANELECTRO BARATA.


Quem sabe para fazer umas belas canções com guitarra, pandeireta e reco-reco... (caminhando com os dEUSES).


Não esperes pela demora que hei-de encontrar-te... Tal como Martin encontrou o seu bonequinho amarelo...




Mi fai Compagnia?

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Kanda vs Linkous



Ritmo. Disto se trata simplistamente o discorrer do tempo. Nesta perspectiva, a vida não é mais do que um trailer, arquetipo de um argumento construído individualmente, onde as premissas são preparadas de forma alaeatória. As ideias, as histórias estão indubitavelmente ligadas à construção do ser individual. Ok. Vou deixar-me de pretensiosismos. O ritmo comanda-nos, a melodia transforma-nos, de forma indissociável. Sempre. E o espaço??? É o livre arbítrio??? Não. Numa sociedade (aparentemente) castradora de oportunidades, o espaço onde vivemos, habitamos e criamos (sim, acredito na criação constante, ainda que dentro de um sistema que teimamos em chamar de rotineiro), é o elemento primeiro na construção de universos pessoais e sociais. É o espaço/tempo que determina a nossa condição? Não. Na minha perspectiva, é a vontade pessoal de explorar que condiciona o ser e inevitavelmente a sua condição de criador, activo ou passivo. As premissas espaço/tempo são apenas os elementos catalisadores da acção ou da inércia.



E pensar que comecei este texto a pensar no Kanda Bongo Man... É que, por vezes o tempo e a vontade correm ao seu ritmo. Noutras alturas quero apenas olhar as estrelas acompanhado dos Sparklehorse ou de Beck... de "Sea Change".

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Transcrição

A melodia vence o olhar

Slideling...

Como se a importância de comunicar

se esvaísse em meros

dois minutos e meio

Habla, fala, speak

Sem medo

My little friend...

Por vezes temos de fazer um "mea culpa"

domingo, fevereiro 18, 2007

Celebração ...do Guru!



Se existe um paradigma da não perfeição que, numa aferição aparentemente paradoxal tem qualidade muito acima da média para se tornar num projecto credível (já o é, falta-lhe apenas afirmação) no meio musical português, esse paradigma/projecto chama-se ...do Guru!
Ok. Sou suspeito. O propalado suspeito do costume que acredita num projecto, mas acima de tudo numa pessoa que materializou os seus devaneios, ideias, ambições em música. Música cantada em português, sem espinhas apontada a todos os poros do corpo. Querem dança em tom de Ska? Prá frente. Rock sem medo, numa crítica implícita aos aparentes parasitas sociais? Legalize People. Metáfora do músico que insiste incansável às adversidades dos mais cépticos? Das Tripas Coração. O amante resistente, que, em arranjos melodiosos fala sem preconceitos das aventuras e desventuras do coração? Esta Noite.
...do Guru! tem um disco. Está apresentado.

O suspeito que actuou no passado dia 8 de Fevereiro no Centro da Juventude das Caldas sente que ...do Guru! extravasa a mera amizade de 5 amigos em palco (e muitos mais fora dele).

A prova do que está pra vir assume-se no risco de tocar além terra, Além Caldas. Eu sei do frustrado FODA. A vida continuou para além do FODA. Provaram-no as cerca de 90 pessoas que se dirigiram ao Centro da Juventude no passado dia 8.

Não foi o melhor, não foi o pior. Foi ...do Guru!

Obrigado: Herivan (és GRANDE), David Marques, Apache, JF, Alex, Mão (és dos nossos, mas foste incansável na persistência), Mark (trompete), Blacky (vídeo flow no Professor), Papier, e, last but not least, Ricardo Garça. Pela persistência, pela insistência, pelo esforço em congregar todo o clã.

Esqueço-me de alguém???
Provavelmente...

A hora é tardia....

Façam favor de me avisar


Já agora www.myspace.com/qwentin (disco a sair em breve)


sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Sunshine Letárgico


A letargia consome-me pausadamente. Oiço Ryan Mcphun and the Ruby Suns. Ah, modernos Beach Boys.
The Ruby Suns, homónimo lançado há cerca de dois meses compila doze pedacinhos de saborosos biscoitos aflorados com a melhor pop que me passou pelos ouvidos nos últimos tempos. “Wincing the Night Away” dos açucarados Shins não me convenceu. Ok. Ponto um: sim, gosto de lalalalas e de melodias catchy. Quero ir ver o Brian Wilson a Vilar de Mouros. É um ponto de partida.
Os Ruby Suns são colhidos na ceifa que precede os Shins, os New Pornographers ou os Decemberists. Com isto vou já na terceira audição consecutiva (segunda e meia, porque o quarto 24 não me deixou ouvir parte do disco). De repente o som de água, um sintetizador e um hammond. “Birthday on Mars” é o nome do tema que troca as voltas a 2006, tirando-lhe quarenta anos de cima. Olá “Pet Sounds”. Me gusta, diria se estivesse em terras espanholas ou sul americanas.
Houve alguém que escreveu sobre os Prefab Sprout (ou seriam os Divine Comedy?) e a sua demanda pela descoberta da canção pop perfeita. Isso é um mito. A aferir por estes Ruby Suns essa busca insconstante irá continuar. Para bem da religião pop.
Agora deixem-me ouvir o resto do disco. Ainda falta chegar “Maasai Mara” e “Look out Sos!” e tudo o que está pelo meio.

Será impressão minha ou oiço agora uma dani?

Espera um pouco Ryan, vou só fechar a porta enquanto espero pelo Dj...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ora... Bem...



Mais uns dias de estágio na preparação do aguardado regresso ...do Guru! quase um ano depois da última aparição. O Centro da Juventude das Caldas da Rainha já se vai afirmando como um santuário para o projecto, que, apesar de tocar poucas vezes é já um fenómeno de culto local, nem que seja pelos cartazes bizarros que anunciam os seus concertos.
Desta feita o "artwork" foi realizado pelo Álvaro.
...do Guru! agradece em modo maior ao Homem que fez "das tripas coração" para desenhar este lindíssimo cartaz

Onde está o Mão!?

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

É DESTA!!!!! Prá frente, Prá frente

É sempre em frente fachavôr. Porque prá frente é que se avança
E eis que, como uma nova aparição, S. Nelo regressa.
Depois dos F.O.D.A.(S) e Contra-F.O.D.A.(S), a data definitiva do arranque da Tour Nelo 2007 está marcada para a próxima Quinta-Feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 21:30 no Centro da Juventude das Caldas da Rainha. É o regresso à casa que rebentou pelas costuras nas duas actuações anteriores ...do Guru!
Contamos com a vossa presença, com o vosso ruído, a vossa impertinência e indignação, a vossa má-disposição, as vossas bocas foleiras, os vossos miminhos, os vossos beijinhos e abraços, os vossos trejeitos de aprovação e desaprovação, as vossas risotas, os vossos beicinhos... enfim, um não mais acabar de vossos e vossas. Tragam(vos) e bom concerto......